sábado, 31 de maio de 2014

A URDA - apontamentos 1976-1979


Apontamentos para Assembleias Gerais da URDA


“Órgãos de Base, funcionando como órgãos consultivos (em cada órgão deverá fazer parte um elemento diretivo):
a)      MÚSICA e CANTO
b)      CONVÍVIO e RECREIO
c)      LITERATURA
d)      FOTO e CINEMA
e)      EDUCAÇÃO FÍSICA e ATLETISMO
f)       FUTEBOL, BASKET, ANDEBOL e TÉNIS DE MESA”

“Os diretores de secção deverão elaborar relatórios, que apresentarão à direcção e consequentemente à Assembleia Geral; assim como suas iniciativas e pretensões, no sentido da expansão e desenvolvimento da Colectividade, serão sempre postas à aprovação da direcção e ainda, caso esta o julgue conveniente, à Assembleia Geral; bem como suas contas setoriais, tais como receitas e despesas respectivas. EXPLORAÇÕES, BUFETES, ENTRADAS, SORTEIOS, ETC..”

“Deverão sempre que julgarem conveniente, convocar em forma ROTATIVA, entre todos os componentes, quer diretivos quer dos órgãos de base, no sentido de auxílio a cada órgão. Deverão também especificar a origem das receitas, se em festas, recreativas, desportivas, ou qualquer outras.”

“Precisamos incrementar e fazer funcionar todos os setores que o distintivo desta Colectividade insere (e que correspondem aos indicados, nos estatutos aprovados em Assembleia Geral). São eles – Música e Canto, Teatro, Literatura e Cinema, Educação Física e Atletismo, Futebol, Basket, Andebol e Ténis de Mesa, Convívio e Recreio.”

 “1977
135.871$10

1978
110.330$60


Acta:


“Aos 28 de Janeiro de 1979, pelas 18 horas, na sede da Colectividade, nesta freguesia de Arranhó e concelho de Arruda dos Vinhos.
À hora referida o presidente deu por aberta a sessão, para dar início aos trabalhos, com a ordem prioritária:
1º Apresentação de contas e apreciação do relatório a apresentar pela direcção e referentes ao ano de 1978.
2º Votação para os novos corpos diretivos, com funções a assumir durante os próximos dois anos.
Baseado na alínea B do artigo 26º de nossos estatutos e como só houve uma lista, o presidente propôs o adiamento desta assembleia, no sentido de dar oportunidade a qualquer grupo de sócios, para usarem do seu direito de apresentar uma lista concorrente e bem assim se poder cumprir em absoluto, o citado artigo 26.
No entanto a assembleia que se constutuia, por sócios, ou seja pela percentagem de __%, pronunciou-se por unanimidade, no sentido da aprovação da lista apresentada pela direcção. Assim sendo, embora contrariando o disposto no artigo 26º o presidente salvaguardou a sua posição no sentido do cumprimento estatutário, expondo a sua posição, resignando-se à evidência.
Em virtude da lista apresentada, não ter ainda os lugares a cada um destinados (…)
Que tomarão posse no próximo 10 de Fevereiro de 1979.

A apresentação de contas que foram aprovadas, apresenta um saldo positivo em 31/12/78, para 1 Janeiro 79 foi de 110.330$60.

O presidente da Assembleia, na sua qualidade de sócio, apresentou uma proposta que foi contrariada em parte, não tendo sido votada, mas que vai ser exarada nesta acta e que é do teor seguinte:

A citada proposta é no sentido de uma subdivisão de todos os corpos directivos, bem como de uma chamada de atenção no sentido de incrementar e fazer funcionar todas as actividades previstas nos estatutos, aprovados em assembleia geral.
São eles: artigo 2º a) música e canto, b) teatro, c) litratura, d) foto e cinema, e) educação física e __, f) futebol, basquet, andebol e ténis de mesa, g) convívio e recreio.
Como todos sabem após a aprovação dos estatutos, só se deu impulsionamento ao sector do futebol! (devo esclarecer que nada me move no sentido contrário a este facto). Devendo até, dentro do possível incrementar essa prática.
Logo portanto, creio que todos lamentamos o facto d,e até agora, as outras actividades a que se referem os estatutos terem sido postas de parte, nomeadamente a música.
Que se não fora um grupo independente de sócios, sem qualquer apoio, senão o seu gosto e força de vontade.
Esse gesto contribuiu sem dúvida, de impulso, como satisfazer, isolada e às suas custas, o cumprimento de um dos sectores, por todos nós aprovados, como contribuiram muito consideravelmente, em prol da nossa sede!...
Embora seja inegável, que este sector é dos primordiais, nada se fez, para que ele possa continuar e subsistir; pois que há que criar uma escola de música!...
Urgente sem dúvida é encarar o final das obras da sede, com a criação de uma biblioteca.

Esta proposta que foi apresentada por escrito deverá fazer parte dos arquivos desta Colectividade.
Não havendo mais o presidente deu por encerrada a sessão, pelas __ horas ___ que após lida e aprovada vai ser devidamente assinada.”

Sem comentários: